Estronho e esquésito

cinema, literatura e estranhezas


Cinema Mudo

Maratona Silenciosa
Dragonnades sous Louis XIV (1909)

A jovem florista condenada injustamente

Por Marcelo D. Amado 12 de janeiro, 2026
<i>Dragonnades sous Louis XIV</i> (1909)
Charles Krauss e Germain Dermoz

A terceira obra de nossa jornada pelos pioneiros dos seriados no cinema, na verdade, pode ser chamada de uma minissérie, uma vez que teve apenas dois episódios, mas ainda assim cabe dentro do nosso tema.

Em Dragonnades sous Louis XIV (1909), um destacamento dos guardas do rei Louis XIV para em uma pequena vila, onde descansam e se abastecem. Um dos soldados acaba indo parar na casa de uma jovem florista e insiste para que ela o sirva bebida. Já bêbado, ele tentar agarrar a garota, mas é defendida pelo pai e vai se trancar no quarto. O destacamento parte, e o bêbado resolve andar pela vila. Ao encontrar um pote, e estando com sede, bebe seu conteúdo. Logo em seguida, cai desacordado. Um dos oficiais da guarda retorna à sua procura e o encontra, julgando-o morto, e se recorda da sua estadia na casa da florista. Ela é acusada de envenená-lo. Condenada, está prestes a ser queimada na fogueira, quando o fanfarrão volta a si e, ainda trôpego, vai em direção à vila, guiado pelos sons dos populares que aguardam a execução. Ao chegar, ele entende o que está acontecendo e livra a garota da morte, contando o que realmente houve.

Charles Krauss e a atriz Germain Dermoz, seguiriam ainda com uma longa carreira no cinema francês. Ele atuou em 75 produções, dirigiu 14 e roteirizou três. Germain atuou até 1963, num total de 67 participações, se tornando uma das principais atrizes do cinema francês.

FICHA TÉCNICA
No Brasil: Dragonados de Luiz XIV
Gênero: Drama
Nº de episódios: 2
Produtora: Société Française des Films Éclair
Primeira Exibição: 16 de fevereiro de 1909 (França); 16 de março de 1909 (Brasil
Cor e som: Preto e branco; mudo (intertítulos em francês)
Elenco: Charles Krauss, Dupont-Morgan e Germain Dermoz
Clique para ver a ficha no iMDB
EPISÓDIOS
Título Original Data Direção
01 À la recherche du pasteur 16/01/1909 Victorin-Hippolyte Jasset
02Fatale méprise04/03/1909Victorin-Hippolyte Jasset


Fontes de pesquisa: Les amis de la médiathéque, iMDB

Marcelo D. Amado

Marcelo D. Amado

Criador do Estronho em 1996, um dos fundadores da Editora Estronho em 2011. Coordenou e editou inúmeros livros sobre cinema e tv. É escritor, autor de Ele tem o sopro do Diabo nos pulmões e outros títulos. Atualmente trabalhando como Dev Sênior na Vintage Words Studio.