Estronho e esquésito

cinema, literatura e estranhezas


Leis Estronhas

Canadá

Por Estorvo 03 de janeiro, 2026
Canadá
Gerado por IA

A Vingança dos Centavos: O limite de moedas no comércio

Se você está pensando em pagar uma dívida de 50 dólares usando apenas moedas de um centavo para irritar alguém, saiba que no Canadá isso é ilegal. O Currency Act (Lei da Moeda) estabelece limites rígidos para evitar o "transbordamento de metal" nos caixas. Embora o centavo (penny) tenha saído de circulação em 2013, a lei ainda diz que ninguém é obrigado a aceitar mais de 25 centavos em moedas de um. Para moedas de um e dois dólares (loonies e toonies), o limite é de 25 e 40 dólares, respectivamente. Passou disso, o lojista pode simplesmente mandar você e seu balde de ferro darem meia volta.


Silêncio Absoluto: Proibido assobiar em Petrolia

Em Petrolia, Ontário, a paz não é uma sugestão, é uma ordem. O estatuto municipal de ruído da cidade é um dos mais rigorosos do país, proibindo "gritar, berrar, vaiar, assobiar ou cantar" a qualquer hora do dia ou da noite. Enquanto a maioria das cidades só aplica essas regras após as 22h, Petrolia quer que você fique de bico calado 24 horas por dia. A lei visa proteger o sossego dos habitantes, mas acabou tornando a cidade um paraíso para quem odeia qualquer manifestação de alegria humana.


Escadas ao Natural: Proibido esconder defeitos com tinta

Em Alberta, se você tem uma escada de madeira, é melhor deixá-la com a cor original. O Código de Saúde e Segurança Ocupacional da província proíbe pintar escadas de madeira. O motivo é puramente físico: a tinta pode esconder rachaduras, nós ou apodrecimento na madeira, transformando a escada em uma armadilha mortal. Para que a inspeção de segurança seja eficaz, a madeira deve estar visível ou, no máximo, coberta por um verniz transparente.


Limite de Margarina: O crime da cor amarela

Durante décadas, em Ontário e Quebec, era ilegal vender margarina que tivesse a mesma cor amarela da manteiga. A lei foi criada para proteger a poderosa indústria de laticínios canadense. Os fabricantes de margarina eram forçados a vender o produto em um branco pálido e nada apetitoso. Em algumas épocas, a margarina vinha com um sachê de corante para o próprio consumidor misturar em casa, se quisesse o aspecto de manteiga. A lei só caiu totalmente em 1995 (Ontário) e 2008 (Quebec).


Proibido tirar band-aid em público

Em Victoria, na Colúmbia Britânica, existe uma antiga lei municipal que proíbe as pessoas de removerem curativos adesivos (os famosos band-aids) em locais públicos, como ruas ou parques. O objetivo era evitar que o lixo biológico e a "visão desagradável" de feridas incomodassem os outros cidadãos. Se o curativo estiver caindo, é melhor esperar chegar em casa ou encontrar um banheiro bem escondido.



Fontes de pesquisa: Governo do Canadá, Seven Seas Worldwide, Town of Petrolia, Alberta, The Canadian Encyclopedia, City of Victoria,

Estorvo

Estorvo

Sinceramente, só estou aqui porque me obrigaram. Se você não esperar de mim paciência e bom humor, estaremos bem. Se eu te ofender em algum momento, não se sinta especial. Você é só mais um que me perturba. Mas se quiser saber mais sobre mim, chega mais.